+

Apresentação

Escritório de Cooperação Internacional

Sobre nós

O Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI) está diretamente ligado com a Reitoria.

 

Missão

Promove ações de internacionalização na Universidade Estadual de Maringá no âmbito da pesquisa, ensino e extensão. Faz a intermediação de ações internacionais entre a UEM e instituições estrangeiras, através de cooperação técnica e científica, mobilidade docente e discente para atender aos programas e projetos de interesse mútuo buscando atender as necessidades da comunidade, divulgação de oportunidades. Busca melhoria das condições de internacionalização através da submissão de projetos específicos. Promove a internacionalização do Campus melhorando e criando legislação, promovendo diagnóstico da situação vigente de internacionalização, organizando dados, suportando as ações de desmistificação do uso de idiomas estrangeiros na instituição, entre outras atividades.


Atividades

O ECI desenvolve atividades exclusivamente para a comunidade universitária da UEM, na intermediação de contatos e trâmites para estabelecimento de acordos com instituições de ensino superior no exterior; faz a intermediação e gerencia o processo de mobilidade estudantil internacional e nacional da instituição, elabora e faz a submissão de projetos para obtenção de recursos para a internacionalização. Apoia e contribui para a capacitação da comunidade interna em idiomas estrangeiros e para a desmistificação do uso de outras línguas na instituição. Divulga oportunidades internacionais e programas de intercâmbio para estágios, cursos de graduação, mobilidade acadêmica na graduação e pós-graduação.

 

Internacionalização

A internacionalização do ensino superior tem ganhado destaque em todo mundo e a UEM não está fora desse processo.

A UEM mantém parcerias com universidades em mais de 20 países de todos nos continentes e investe constantemente na identificação de possibilidades de formalização de convênios com universidades e instituições de pesquisa de outros países com as quais seus docentes e técnicos mostram afinidade.

 Os acordos permitem, além da mobilidade docente e estudantil, a realização de projetos e pesquisas conjuntos gerando frutos importantes quantificáveis para crescimento da instituição.

A UEM lança um edital de mobilidade por semestre oportunizando aos graduandos seleção para realizar parte de seus estudos no exterior com universidades parceiras. Participa Programa Marca, do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), do BRAFITEC, BRAFAGRI, PVE, HUMBOLT, NUFIC e Programa de Estágio Sênior no Exterior, todos da Capes e, por meio deles, envia seus alunos da graduação/pós-graduação e docentes para outros países promovendo intercâmbio de idéias e firmando e fortalecendo relações. Participa ainda do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G dos Ministério de Relações Exteriores e Educação do Brasil. Além disso, muitos programas de mobilidade docente e para pós-graduação acabam sendo executados entre os próprios interessados e não institucionalmente, o que nos sinaliza a necessidade de melhor administração dos processos e perspectivas de crescimento da internacionalização.

A atenção também está voltada para os estudantes e professores que vêm de diversos países, com a oferta do curso de Português para Estrangeiros, disciplinas ministradas em outros idomas e suporte aos cursos de língua estrangeira por intermédio do Instituto de Línguas da UEM - ILG/UEM, Programa Idiomas Sem Fronteiras do Ministério da Educação - IsF/MEC, Programa Paraná Fala Idiomas da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - PFI/SETI PR e do Programa de Integração da UEM - ProInt/UEM. Todas estas atividades atendem as políticas institucionais de Internacionalização, de Idiomas e de Imigrantes e Refugiados em Situação de Vulnerabilidade da UEM.

 

Institutional Information

 

Vídeo Institucional

Inglês

Português

_____________________________________________________________________

ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

 

Av. Colombo, 5790, Bloco 123, Zona 7, CEP  87020-900, Maringá - PR, Brasil.

Telefone: +55 44 3011 4238

 

 

Horário de Funcionamento

 Funcionamento Geral: 2ª a 6ª feira das 07:40 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:30 horas.

 Funcionamento da Mobilidade: 2ª a 6ª feira das 08:00 às 12:00 horas

_____________________________________________________________________