+

Sobre a UEM

A Universidade Estadual de Maringá – UEM, é uma universidade pública mantida pelo Estado do Paraná e subordinada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI. O esforço e a qualificação de seu corpo docente tem sido reconhecido por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios acadêmico-científico.

Com sede na cidade de Maringá onde funciona a sua estrutura administrativa e a maioria de seus cursos de graduação (links) e pós-graduação (links), a UEM também está presente em diversas cidades da região por meio de seus campi e base avançada. (links)

Sua estrutura administrativa compreende:

I - Órgãos de deliberação superior:

a) Conselho Universitário (COU) – é o órgão máximo da Universidade e tem a função de exercer sua supervisão geral e traçar políticas institucionais. Ele é presidido pelo reitor e é composto pelo vice-reitor e representantes dos departamentos, servidores, estudantes, comunidade local e regional.

b) Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) – é um órgão consultivo e deliberativo em matérias referentes ao ensino, a pesquisa e a extensão. Ele é presidido pelo reitor e é composto pelo vice-reitor, coordenadores de colegiado de cursos e representantes de estudantes, comunidade local e regional.

c) Conselho de Administração (CAD) – é um órgão deliberativo que trata da orientação administrativa da Universidade. Ele é presidido pelo reitor e é composto pelo vice-reitor, diretores de centros, representantes dos servidores técnico-administrativos, estudantes e comunidade local e regional.

d) Conselho de Integração Universidade-Comunidade – é um órgão propositivo e consultivo. Ele é presidido pelo reitor e é composto pelo vice-reitor, ex-reitores, ex-vice-reitores e representantes do governo e da sociedade.

II - Reitoria;

Compreende a administração central, pró-reitorias, assessorias e demais órgãos suplementares.

III – Centros de Ensino;

Compreendem as unidades universitárias de integração dos departamentos do sistema de ensino, de pesquisa e de extensão. A universidade divulga anualmente seus principais números por meio de publicação estatística realizada pela Assessoria de Planejamento (www.asc.uem.br).